Um dos enormes desafios dos especialistas em vinhos foi encontrar um tipo de rótulo que harmonizasse bem com a culinária japonesa, visto que ela apresenta características muito fortes, mas completamente distintas.
Para quem vai servir peixes, a regra é simples para a escolha dos melhores vinhos: quanto mais suave for o seu sabor, mais leve deve ser o vinho. É exatamente por isso que espumantes podem ir muito bem com esse tipo de alimento. Para pratos temperados com muito shoyu, foque em vinhos mais ácidos, que contrastam com seu sabor forte ou em vinhos brancos leves. Vale também arriscar a harmonização com vinhos tintos e rosés – preferencialmente preparados com a uva Pinot Noir. Opte por esses rótulos quando for saborear pratos orientais quentes.
O vinho verde parece que foi feito tradicionalmente para harmonizar com peixes e frutos do mar. Por isso, gostamos de chamá-lo de opção coringa para acompanhar este tipo de culinária. Além de combinar bem com qualquer uma das opções de pratos que apresentamos neste texto – desde que sejam suaves e com pouco tempero – esse vinho é a peça perfeita para acompanhar receitas preparadas com peixes brancos (bacalhau, linguado, tilápia, pintado).

Bom apetite!

Santé!