Vinhos e espumantes para
a ceia de Natal.

Geralmente nesta época de fim de ano já sabemos o que fazer para a ceia de Natal, mas quando o assunto é vinho ficamos totalmente perdidos. Então deixo aqui algumas dicas para ajudá-lo a escolher bem.
Aperitivos: Aqui os espumantes mais secos são ideais. Vão bem com bolinhos fritos, queijo tipo brie, espetinhos à caprese, salmão defumado, canapés e bruschettas. Vinhos verdes e rosês também harmonizam muito bem com aperitivos.
Entradas: Os brancos aqui são sempre uma ótima pedida, pois tem uma boa acidez que combina com quase tudo. Chardonnays, Sauvignon Blancs, Alvarinhos e Pinot Grigios.
Principal: Para as aves vinhos leves com poucos taninos é a melhor pedida, como os brancos já citados acima e tintos leves como os Pinots, Valpolicellas e Chiantis. Já para o tender com frutas, um Riesling será bem-vindo. Com pernil assado um bom Chianti ou Barbera. Bacalhau pode ser servido com um Chardonnay mais encorpado ou com um tinto jovem. Carnes grelhadas, assadas, recheadas ou com molhos se dão bem com Cabernets, Merlots, Malbecs e Bordeauxs.
Sobremesas: Espumante doces como Moscatéis e Moscato D’Asti são perfeitos com panettone e sobremesas à base de frutas. Já doces e sobremesas com frutos secos ou chocolate, pedem vinhos do Porto.
Bom Natal a todos e;