No Brasil, saímos de um verão quente e passamos para uma estação amena, com dias quentes e o entardecer fresco com noites mais frias.
Um período excelente para degustação de vinhos. Claro que para esta estação existem vinhos que irão combinar e acentuar ainda mais o prazer da degustação. Assim como os pratos se tornam mais fortes e concentrados em ingredientes mais temperados, os vinhos para acompanhamento precisam também ter mais corpo. Os tintos têm uma boa presença na boca, os frutados com taninos macios e um pouco de frescor, no ponto certo.
Há também quem prefira os roses ou brancos. Claro, como sempre, é bom enfatizar que a degustação de vinho sempre leva em conta a particularidade e preferências de cada pessoa.
O melhor de toda essa variedade é que podemos ter momentos saborosíssimos: tardes e noites frias aquecidas por uma boa bebida. A escolha de vinhos para o outono pode ser um desafio para os enófilos. Enquanto as opções para verão e inverno são mais óbvias, é preciso prestar atenção para optar por rótulos que combinem com as características corretas. Um bom vinho é capaz de influenciar diretamente os seus sentidos e sensações.
Um tinto encorpado e mais alcoólico, por exemplo, pode aquecer seu corpo e ser uma ótima companhia para dias mais frios. O mesmo vale para os aromas: cheiros rústicos, como madeira, tabaco, chocolate e café remetem ao clima frio. Para combinar com o outono, o ideal é buscar vinhos com características para clima ameno. Aromas como de castanhas, vegetais e frutas em estágios avançados (de geléia ou secos) também podem criar uma boa similaridade. Além disso, as harmonizações com pratos típicos de outono influenciam na escolha do vinho. Alimentos quentes, como sopas e caldos, carnes com molho, castanhas e frutos secos, são algumas das opções consumidas durante a estação. Conheça as variedades de rótulos nas nossas lojas e, neste outono, experimente as uvas: cabernet sauvignon, malbec, chardonnay e tempranillo.
Santé!

