Quais os vinhos ideais para a virada de ano?
O Réveillon é uma noite muito aguardada.
E, quando o assunto é Ano Novo, não pode faltar o clássico Champagne para o primeiro brinde do ano.
Mas apesar do brinde abrir uma nova época, a festa começa na véspera e continua depois. Então não podemos esquecer dos vinhos que sempre trazem elegância e sofisticação à comemoração.
Como neste período de verão o cardápio pede pratos leves e muitos quitutes frios, os vinhos tem que ter o mesmo perfil. Então foque em brancos e rosés, sejam eles tranquilos, frisantes e espumantes.
Brancos leves, jovens e sem madeira como os Sauvignon Blancs, Trebbianos, Alvarinhos, Pinot Grigios, entre outros, são ideais para uma noite de verão. Sua leveza e refrescância tem tudo a ver com pratos igualmente leves, preparados geralmente com ervas aromáticas e vegetais. Caso o cardápio inclua frutos do mar e carnes brancas assadas podemos optar pelos brancos um pouco mais encorpados, como Chardonnays, Viogniers, Arintos ou os rosês leves, muito apreciados no verão, em países onde o vinho é tradição, que além de versáteis também acompanham bem quitutes com um pouco mais de estrutura (fritos ou preparados com frios).
Dadas as dicas, desejo a todos um “Magnífico Réveillon com muita alegria, saúde e paz!”
Sante!

