Vinhos do Porto Básicos
Produzido a partir de um processo de fermentação incompleta, ele recebe ainda uma parcela de aguardente vínica especial, conferindo ao Vinho do Porto um teor alcoólico elevado (entre 19 e 22%), sabor mais doce e forte e com três tipos de classificação básica: Branco, Ruby e Tawny.
O Porto Branco (servido a ± 8°C) é um vinho ideal para ser degustado em coquetéis (como o Portônic), como uma bebida de entrada para abrir o apetite e também como acompanhamento de aperitivos. Por ser mais leve que os demais tipos, ele combina muito bem com opções igualmente leves, como: Amêndoas, azeitonas, castanhas, nozes e petiscos.
O Porto Ruby (servido a ± 15°C), por sua vez, é um tinto frutado, macio e indicado para ser apreciado após as refeições, com sobremesas. Por isso, algumas das opções sugeridas são: Frutos secos, queijos azuis, queijos portugueses, receitas com chocolate amargo e frutas vermelhas.
O Porto Tawny (servido a ± 12°C), assim como o Ruby, é um vinho tinto e apresenta um caráter mais complexo e intenso, harmonizando após as refeições de forma agradável com: Frutos secos, queijos azuis, queijos semiduros, receitas com chocolates mais doces e tortas com oleaginosas.
Fora os básicos, existem ainda outros estilos de vinho do Porto como Rôse, Tawny 10, 20, 30 e 40 anos, Colheita, Late Bottled Vintage (LBV), Vintage e Single Quinta (que abordaremos em outra oportunidade).

