Como conservar bem seus vinhos?

Desfrutar de uma boa garrafa de vinho não depende apenas da escolha acertada da marca ou do ano de colheita, mas também da forma como ele é armazenado. Por isso tome os seguintes cuidados:
Ausência de luz: o vinho é sensível a ela, por isso a maioria das garrafas é opaca.
Temperatura constante: o ideal fica entre 12 e 14ºC e mais importante que a temperatura em si é sua constância. A variação de temperatura faz com que o líquido se dilate e contraia, sugando ar através da rolha, permitindo a entrada de oxigênio na garrafa e oxidando o vinho. Temperaturas altas, típicas do nosso país causam envelhecimento precoce e anômalo do vinho.
Umidade ideal: é de 65%, para que as rolhas não percam sua elasticidade natural e ressequem, encolhendo e permitindo a entrada de oxigênio. Por isso, o melhor é que as garrafas também permaneçam deitadas, para que o líquido umedeça as rolhas evitando a entrada do ar que ocasionaria a oxidação do vinho.
Ausência de vibrações: trepidações, ruídos etc. Essas vibrações estimulariam as reações químicas dentro da garrafa, apressando o envelhecimento do vinho.
Ventilação: é importante. Um local abafado poderia estimular o aparecimento de fungos na rolha, estragando o vinho.
Ausência de cheiros fortes: evitar que, através da rolha, cheiros passem para o vinho.
Boas compras, obrigado e até semana que vem!
Compartilhe