Apesar de não estar entre as mais famosas uvas brancas francesas, é a mais cultivada em Bordeaux, na França.
Por sua baixa acidez e por produzir vinhos não tão complexos, a Semillón é muito usada nos “Blends”, principalmente fazendo contraponto ideal a vinhos muito ácidos, como os Sauvignon Blancs, por exemplo.
Essa maciez característica conquistou, além das regiões vizinhas à Bordeaux, muitas outras como: Austrália, Argentina, África do Sul e Chile.
Conforme a área de cultivo, suas características principais mudam. Em Bordeaux, por exemplo, os aromas cítricos e adocicados são marcantes. Já na Austrália, as notas amanteigadas e o potencial para o envelhecimento se destacam.
Simples de cultivar, tem brotamento demorado e maturação rápida.
Idealmente colhida quando sua casca apresenta tons roses acobreados, produz vinhos muito frutados e que apresentam aromas como pera, maçã, nectarina, melão, limão, figo, entre outras frutas.
Também podem ser colhidas tardiamente sofrendo os estágios iniciais da podridão nobre, causada por um fungo (Botrytis cinerea) que desidrata as uvas concentrando os açúcares, produzindo assim, vinhos de sobremesa muito celebrados e de aromas e sabores muito típicos.

 

Santé!